top of page

   Em 1543, Andreas Vesalius publicou um texto sobre anatomia. Ele apresentou a primeira descrição precisa do corpo humano .Com base na extensiva dissecação de cadáveres humanos.

   No século XVI, o cirurgião francês Ambroise Paré melhorou a forma de cuidados dos ferimentos nos campos de batalha, tornando-os mais eficazes e mais humanos. Com sua nova forma de tratamento para sutura de ferimentos com o uso de unguento feito de gema de ovo, óleo de rosas e terebintina substituindo o óleo fervente usado na época,  fez com que a medicina progredisse.

Turma 7ºA

Grupo: Camila Pinheiro, Camilo Amorim, Júlia Flores e Victoria Molina.

   O Renascimento foi um período de grandes mudanças, onde o homem começou a questionar a Igreja e procurar informações na ciência, usando novas tecnologias.9

   Antigamente, a cirurgia era praticada principalmente por barbeiros, que usavam as mesmas ferramentas para as duas profissões.

   Por volta do ano de 1.500,  só existia o tratamento de doenças através de ervas, plantas e substâncias extraídas de animais. 

   Foi aí que um homem chamado Paracelso desempenhou seu papel de médico e alquimista, revelando que os elementos químicos como o zinco, ferro, manganês, poderiam estar presentes em nosso corpo e um de seus estudos envolvia a cura da sífilis com mercúrio.  

 

 

 

bottom of page